Eleições 2010: Nunca a internet esteve tão em alta!

setembro 13, 2010 at 5:29 am 2 comentários

Finalmente resolvi ativar este blog que criei meses atrás para escrever sobre o assunto que mais me irrita e fascina (ao mesmo tempo) que é a transparência pública. Pensei em vários propósitos e temas para o post inaugural e para este espaço virtual, mas em vez de pensar mais decidi reagir e agir ( ok, isso se deve principalmente ao curso de webcidadania, mas o importante é começar!).

Como mudei tudo, começarei com um post sobre as eleições 2010 e a internet:

Se a internet já pode foi considerada coadjuvante na apresentação dos candidatos frente ao poder da mídia da tradicional, especialmente a televisão, esse ano, com certeza, ela é a estrela! Em termos claros e populares: “pipocaram”  projetos na internet para acompanhar as eleições 2010.

Os principais candidatos estão nos sites e redes sociais. Candidatos que possuem “menor atenção”  na mídia tradicional criam debates online paralelos regados a pão de queijo, café e respostas sarcásticas aos demais candidatos. Entretanto, o objetivo deste post é mostrar as experiências oriundas da sociedade civil, ou seja, listar os sites criados para ajudar os brasileiros a escolherem seus candidatos e, possivelmente, daqui a 4 anos poderemos comparar as informações.

Como escrevi para a rede Technology for Transparency, apresento abaixo um guia ampliado com algumas das várias experiências que pipocaram nessas eleições:

[ EU SEMPRE ESCREVO DEMAIS. SE ESTÁ COM MUITA PREGUIÇA OU PRESSA PODE PULAR PARA A TABELA E ENCONTRE OS PROJETOS DE ACORDO COM O SEU OBJETIVO]

  1. Plataforma Eleições 2010 – Google:  destaques para a agenda dos candidatos e mapa do histórico das eleições brasileiras desde 1994. Quer saber em quantos estados Lula ganhou nas últimas eleições? Dê uma passadinha lá! Além disso, divulga outras experiências brasileiras;
  2. Campanha Ficha Limpa: o movimento Ficha Limpa criou esse site para cadastrar os candidatos que adotaram algumas condições como divulgar seus gastos semanais de campanha e fiscalizar a lei Ficha Limpa. Se você quer verificar se seu candidato se comprometeu com a transparência ou denunciar candidatos corruptos, esse é o seu espaço na web!
  3. Excelências: antes de votar que tal fazer uma visita no site do Transparência Brasil e verificar as mais diversas informações sobre seu candidato como presença nas sessões, uso das verbas indenizatórias e variação patrimonial. Possui material desde 2006.
  4. Voto Consciente: essa ONG já é conhecida pelos brasileiros desde 1987 com o objetivo de informar os cidadãos sobre as eleições. Em 2010, um dos projetos mais legais é a ficha pública, criada pelo Voto Consciente Jundiaí, com entrevista com 16 deputados da região e informações sobre como usar a web nas eleições;
  5. Eleitor 2010: espaço criado exclusivamente para as eleições deste ano para receber relatos de cidadãos sobre abusos e irregularidades nas campanhas. Usa a ferramenta colaborativa Ushahidi. Não deixe que irregularidades ocorram, denuncie desde aquele spam indesejável até o uso de recursos públicos em campanhas!
  6. Vote na Web: site que permite ver todos os projetos de lei reduzidos em uma só frase (facilita muito a vida) e permite que você vote e compare seus votos com outros usuários ou com os políticos. Bom para saber que candidatos propõem a obrigatoriedade de ter leite pasteurizado no cardápio dos restaurantes até feriado nacional no dia do aniversário do Corinthians ( apesar que não seria má idéia…opa isso é assunto para outro blog).
  7. Voto Certo:  contém informações diversas sobre as eleições 2010, especialmente sobre os candidatos a presidência, como financiamento eleitoral, biografia dos candidatos etc.
  8. 10 perguntas:  10 perguntas de cidadãos são  escolhidas por outros cidadãos para serem respondidas pelos candidatos à presidência ( Só para constar essa foi a pergunta mais votada: ” Hoje o Brasil tem a carga tributária de paizes como Suécia. Ou seja, temos carga tributária de primeiro mundo e o que recebemos em troca são serviços muitas vezes piores que de países africanos. Como o candidato pretende realizar essa reforma?”).
  9. Quanto vale seu candidato?: apresenta  num único site o patrimônio declarado pelos candidatos.
  10. Eu lembro: busca informações sobre os candidatos nas principais redes sociais. Uma maneira de descobrir o que estão escrevendo sobre seu candidato na rede.
  11. Extrato parlamentar: site que calcula a afinidade política com deputados federais a partir da comparação de suas respostas a uma série de questões com a dos parlamentares.
  12. Questão Pública: calcula a afinidade  política com os candidatos ao Senado a  partir da comparação de suas respostas a uma série de questões com a dos candidatos;
  13. Cidade Democrática: plataforma que permitir discutir e apresentar problemas e soluções nos municípios. Políticos possuem um perfil separado e você pode procurar seu candidato ou enviar ideias para os candidatos participantes da rede.
  14. Congresso Aberto: mais um site para encontrar informações sobre os parlamentares e suas atividades nos últimos quatro anos. É um pouco mais acadêmico com várias análises, mas também é possível olhar as posições dos parlamentos (pró ou contra governo, por exemplo).
  15. Adote um Vereador: projeto que incentiva os cidadãos a fiscalizarem os vereadores e escreverem sobre eles através de um blog. Pode ser que o seu candidato a deputado estadual ou federal tenha sido adotado durante o seu mandato na Câmara.

ELEIÇÕES 2010

OBJETIVO SITE
DENUNCIAR IRREGULARIDADES Campanha Ficha Limpa

Eleitor 2010

TESTES DE AFINIDADE POLÍTICA COM CANDIDATOS Extrato parlamentar

Questão Pública

INFORMAÇÕES SOBRE CANDIDATOS Plataforma Eleições 2010 – Google

Campanha Ficha Limpa

Excelências

Voto Consciente

Vote na Web

Voto Certo

Quanto vale seu candidato?

Congresso Aberto

Adote um Vereador

PERGUNTAS OU PROPOSTAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS AOS CANDIDATOS Cidade Democrática

10 perguntas

Canal You Tube Eleições

Ainda não dá para saber o quanto essas ferramentas auxiliarão nas eleições desse ano e se realmente ajudarão nas escolhas dos melhores candidatos. Se vários estudos acadêmicos já tentaram entender o motivo das escolha dos eleitores e quase sempre falharam, quem sou eu!?!?

Entretanto, a internet jamais foi tão usada como nesses eleições para auxiliar os cidadãos a escolherem seus candidatos. Possibilidades não faltam para buscar alguma informação sobre as eleições deste ano. Concordam comigo?

A minha experiência pessoal com algumas dessas ferramentas me fez refletir sobre a minha opinião em assuntos polêmicos nos testes de afinidade política (e não escolher um candidato … talvez tenha me ajudado a escolher um senador).  Apesar de adorar o Eleitor 2010 ainda não mandei o meu relato de spam indesejável de um candidato a governador em Santa Catarina com link quebrado para saída da lista. Sou uma turista no Cidade Democrática, mas apóio a maioria dos projetos para garantir transparência. Olhei se meu candidato estava no Ficha Limpa. Quanto à deputado federal, sigo candidato no twitter e olho seu site…estou confiando por sua história sem olhar os outros sites. Também vi o patrimônio de todo mundo!

E vocês como usam ou usaram essas ferramentas para a escolha dos candidatos?

Outros textos sobre as eleições 2010:

http://knightcenter.utexas.edu/es/blog/guia-sobre-tecnologia-transparencia-y-acesso-la-informacion-en-las-elecciones-de-brasil

http://globalvoicesonline.org/2010/09/08/brazil-a-guide-to-tech-for-transparency-projects-in-the-2010-elections/

http://globalvoicesonline.org/2010/09/08/brazil-diy-clean-elections/

http://eleicoesnarede.blog.terra.com.br/2010/08/15/iniciativas-na-web-ajudam-na-escolha-do-voto/

Resumi todos os projetos que conhecia. Conhecem outros? Por favor, se tiverem outras informações podem mandar!

Manuella Maia Ribeiro

Esse post foi escrito ao som de  Tu es me came – Carla Bruni Simplesmente – Marina Machado (entre outras)

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized.

Eleições 2010: Nunca a internet esteve tão em alta! Retrospectiva 2011 – Brasil e os avanços (institucionais) em transparência.

2 Comentários Add your own

  • 1. Priscila  |  setembro 13, 2010 às 2:36 pm

    Bacana Manuela!
    Muito bom. Obrigada por falar sobre o Votenaweb.

    Abraços

    Responder
  • 2. couto@Gabriela  |  setembro 20, 2010 às 11:39 pm

    Olá Manu, nao sei se vc vai se lembrar de mim, nos conhecemos no consad 2008, estava com o pessoal da FGV…
    Me identifiquei muito com seu post, aliás desde aquela época falavamos sobre transparencia e como as ferramentas da web podem ajudar nesse processo…
    Fiz o curso de webcidadania promovido pelo cidade democratica tb, adorei!
    O que anda fazendo da vida? Terminou a USP?

    Beijos
    Gabi

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

setembro 2010
S T Q Q S S D
« jun   dez »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Most Recent Posts


%d blogueiros gostam disto: